15/12/2008

Aos camaradas de audiovisual, turma de 2008 do Maré Alta

Valeu a troca, é importante dizer de novo com letras maiúsculas e exclamações. VALEU A TROCA!!!!!!!!!!!! O tudo é importante, o tudo que fizemos juntos nesse ano, troca de experiências, troca de saberes... Discussões, encontros, práticas, despedidas, reflexões e no fim a criação! De todos nós, um mutirão pra produção, a pesquisa, o por que, o concretizar, a briga com o equipamento, a exibição!
Será que quem viu gostou? É importante o retorno dos expectadores?
Sim é importante, mas não é tudo, à cima das aparências, do status, está o produzir, o errar, mas importante que agradar é fazer e se alimentar do processo, o conhecer na prática, fazer para que possamos dialogar com a realidade através da ferramenta midiatica, através do nosso olhar, da nossa perspectiva, porém isso só não basta, não basta saber que há anos a mídia de massa estupra nossa imagem, não basta saber que a política esta em tudo e somos vitimados pela falta de acesso. Ficarei feliz se com o fim da primeira etapa desta oficina todos que por ela passaram tenham descoberto que falta muito, descubram que o primeiro passo é assumir que estamos aprendemos a desaprender, aprendendo que nunca saberemos tudo, mas há saberes essenciais para que não sejamos enganados à toa. Espero que tenhamos compreendido que há outros moldes de aula que não só aquela de quadro e lição, que as vezes sabemos mais que os educadores, e que a troca é o essencial, as vezes ela é desigual, as vezes temos mais à aprender do que a ensinar e vice-versa, mas repito o essencial é a troca e na vida seremos cobrados “tem que ter pra trocar!!” e pra ter tem que buscar e nessa busca precisaremos ler muito, ouvir muita música, ver muito filme e pesquisar de tudo conhecer o bom e ter critérios pra julgar bom, conhecer o ruim e julgar com os mesmos critérios, enfim construir a argumentação de forma sólida e consciente, pois assim a crítica tem fundamento e sabendo criticar sabemos produzir melhor e se relacionar com a mídia sem acreditar em tudo que é passado, lembrem-se, duvidar sempre e nunca acreditar na primeira informação sem comprovar!!
Espero que continuem os estudos, mas saibam que nem só livros ensinam, saiam pra rua conversem com pessoas, vivam, pois todas as teorias surgiram da mera observação da realidade, observem e pensem. Façam o vídeo popular, façam a forma pensar!!

Daniel FagundeS.
Postar um comentário