28/06/2008
Lindas notícias!
Analia Moraes De Lunas - Edição
Adriano Novaes dos Santos - Vídeos Interativos
Karoline Mendes Mauricio - Figurino
Domênica Soares - Produção
Gabriela de Souza Araujo - Produção
Vinicius de Moraes Andrade - Produção
27/06/2008
Os Princípios da Rádio Maré
O comitê da rádio maré é um grupo formado por um a dois representantes de cada curso do projeto Arrastão. Há mais de um mês mantemos uma reunião semanal para debater a identidade, princípios e valores da nosso rádio. Depois de muito debate, conseguimos enfim, identificar os princípios que dará base para já começarmos a pensar nos programas que farão parte da grade diária:
Princípios:
Promover a educação e cultura
Trazer informações de qualidade
Respeitar a diversidade
Oportunidade de expressão
Não manipular
Ética
Prestar serviço de utilidade pública para a comunidade
Após definirmos nossos princípios o próximo passo era torná-los público, para isso os representantes da manhã já começaram a semana passando de sala em sala para apresentar estes princípios a galera e aproveitou para convidá-los a começar pensar em programas para a grade da rádio, a única exigência é que a proposta de programa tem que ter como base os princípios acima. E é assim que aos poucos, estamos criando uma rádio com a cara do Projeto Arrastão.
Simulação
Os alunos da Oficina de Rádio passaram por um teste de fogo, na última quinta-feira, após terem uma aula teórica sobre o que é uma pauta, tiveram que na prática elaborar uma notícia da pauta para um programa de rádio. O que eles não sabiam é que na hora de apresentar a pauta os meninos foram avaliados como exercício simular a uma notícia com microfone e tudo. Foi uma surpresa para eles, pois ainda não tiveram aulas práticas com equipamentos. O objetivo do exercício era testar o grau de improvisação e fazer com que vivenciassem a experiência de passar um conteúdo do papel para a prática.
Após a simulação fizemos uma breve avaliação da experiência, que na visão dos alunos foi muito positiva, pois mesmo com vergonha de falar ao microfone, deu para sentir um gostinho de como é trabalhar com a notícia no rádio.
Leydila Nascimento Educadora Oficina de Rádio
24/06/2008
22/06/2008
Abraços...de graça?
19/06/2008
O Audiovisual pode ser...
Onde ficariam os relatos da história dos diversos povos, supostamente perdedores dos conflitos no passar dos séculos?
Sempre penso nisso antes de entrar em aula, penso na responsabilidade que tenho em instigar nos jovens apreço por sua própria memória. E é bem difícil faze-los entender que o cinema e o vídeo não são mera tecnologia à serviço do entretenimento, é extremamente difícil faze-los entender que o audiovisual não é só ferramenta de uma profissão, é dificil pra eles acreditar que os mesmos tem uma história interessante e que são eles vetores do futuro, e a continuidade do registro de sua cultura só depende deles.
Tenho diariamente me preparado para lidar com essas questões, seja pensando uma nova metodologia, seja estudando mais para preparar os conteúdos, estou em constante aperfeiçoamento, e não pensem que isso é algo a ser vangloriado, não faço mais do que meu dever dentro do que escolhi como opção pra vida.
O que reacende a chama de minha luta diária é acreditar que sou o que faço, e faço o que vem de meu ser, assim sendo descubro que o que é difícil não é impossível, e os resultados que temos é fruto do reencontro do jovem com sua própria consciência, por muitas vezes adormecida, mas nunca inexistente, e deixa-lo com fome de saber, inclusive aquilo que você não sabe, é um eterno ciclo de troca de experiências humanas.
O vídeo digital que é o que tenho usado nas aulas tem sido não para os jovens do arrastão, mas pra muitos jovens de diversas periferias do Brasil uma alternativa super importante para que os mesmos possam mostrar seus pontos de vista sobre o cotidiano, suas percepções estéticas, suas experimentações sonoras, enfim, tem sido a nova forma de registro ainda oral das novas gerações, compreender sua técnica pode dar futuro não só no trabalho, mas também na história.
Por Daniel fagundes (Educador de audiovisual)
Parabéns, galera!
Atenção 2!!!
Atenção!!!
São aceitos vídeos e filmes concluídos em 2007/2008 (não inscritos no 18º Festival) com duração máxima de 30 minutos. A cópia final deve ser em Mini-Dv. Se quiser participar da mostra olhar-on-line fique atento ao regulamento. Sugere-se que as inscrições sejam realizadas pelos coordenadores de instituições e coletivos pois é necessário fornecer informações sobre a atuação dos mesmos, bem como dados de contato, envio de cópias e etc. Inscreva-se já!
14/06/2008
11/06/2008
09/06/2008
Oficina de Jornalismo discute: Qual deveria ser a capa da Época?
Maré Indica: Oportunidade, diretores!
São aceitos vídeos e filmes concluídos em 2007/2008 (não inscritos no 18º Festival) com duração máxima de 30 minutos. A cópia final deve ser em Mini-Dv. Se quiser participar da mostra olhar-on-line fique atento ao regulamento. Sugere-se que as inscrições sejam realizadas pelos coordenadores de instituições e coletivos pois é necessário fornecer informações sobre a atuação dos mesmos, bem como dados de contato, envio de cópias e etc. Inscreva-se já!. Inscrições abertas até 20 de junho.Até o dia 20 de julho de 2008 será divulgada a lista dos filmes selecionados. Para mais informações: www.kinoforum.org