28/06/2008

Lindas notícias!

Salve, salve, rapaziada! É com muita alegria que a gente informa que todos os meninos indicados pelo Projeto Arrastão para o processo Seletivo do Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias passaram. Isso mesmo!!! Todos!! Seis no total! Os meninos mandaram muito bem nas duas fases do processo seletivo a agora vão começar a formação profissional em suas áreas de interesse. As atividades no Criar começam dia 11 de agosto, às 8h30! Olha o atraso rapaziada!!!!

Analia Moraes De Lunas - Edição
Adriano Novaes dos Santos - Vídeos Interativos
Karoline Mendes Mauricio - Figurino
Domênica Soares - Produção
Gabriela de Souza Araujo - Produção
Vinicius de Moraes Andrade - Produção

27/06/2008

Os Princípios da Rádio Maré


O comitê da rádio maré é um grupo formado por um a dois representantes de cada curso do projeto Arrastão. Há mais de um mês mantemos uma reunião semanal para debater a identidade, princípios e valores da nosso rádio. Depois de muito debate, conseguimos enfim, identificar os princípios que dará base para já começarmos a pensar nos programas que farão parte da grade diária:

Princípios:

Promover a educação e cultura

Trazer informações de qualidade

Respeitar a diversidade

Oportunidade de expressão

Não manipular

Ética

Prestar serviço de utilidade pública para a comunidade

Após definirmos nossos princípios o próximo passo era torná-los público, para isso os representantes da manhã já começaram a semana passando de sala em sala para apresentar estes princípios a galera e aproveitou para convidá-los a começar pensar em programas para a grade da rádio, a única exigência é que a proposta de programa tem que ter como base os princípios acima. E é assim que aos poucos, estamos criando uma rádio com a cara do Projeto Arrastão.

Simulação

Os alunos da Oficina de Rádio passaram por um teste de fogo, na última quinta-feira, após terem uma aula teórica sobre o que é uma pauta, tiveram que na prática elaborar uma notícia da pauta para um programa de rádio. O que eles não sabiam é que na hora de apresentar a pauta os meninos foram avaliados como exercício simular a uma notícia com microfone e tudo. Foi uma surpresa para eles, pois ainda não tiveram aulas práticas com equipamentos. O objetivo do exercício era testar o grau de improvisação e fazer com que vivenciassem a experiência de passar um conteúdo do papel para a prática.

Após a simulação fizemos uma breve avaliação da experiência, que na visão dos alunos foi muito positiva, pois mesmo com vergonha de falar ao microfone, deu para sentir um gostinho de como é trabalhar com a notícia no rádio.

Leydila Nascimento Educadora Oficina de Rádio

22/06/2008

Abraços...de graça?

O que você faria se estivesse andando no Campo Limpo e, de repente, parasse uma pessoa vestida de forma bem chamativa na sua frente com um cartaz com os seguintes dizeres: Abraço Grátis? Bom, os meninos da Oficina de Jornalismo se fizeram esta pergunta e saíram às ruas para saber o que aconteceria. A ação foi da editoria de comportamento do FalaZine, zine especial da Oficina que sairá em breve para todos os jovens da organização. Então, veja o vídeo e descubra um pouco como foi a recepção.

19/06/2008

O Audiovisual pode ser...

Já pensou se não houvesse resistência cultural?
Onde ficariam os relatos da história dos diversos povos, supostamente perdedores dos conflitos no passar dos séculos?
Sempre penso nisso antes de entrar em aula, penso na responsabilidade que tenho em instigar nos jovens apreço por sua própria memória. E é bem difícil faze-los entender que o cinema e o vídeo não são mera tecnologia à serviço do entretenimento, é extremamente difícil faze-los entender que o audiovisual não é só ferramenta de uma profissão, é dificil pra eles acreditar que os mesmos tem uma história interessante e que são eles vetores do futuro, e a continuidade do registro de sua cultura só depende deles.
Tenho diariamente me preparado para lidar com essas questões, seja pensando uma nova metodologia, seja estudando mais para preparar os conteúdos, estou em constante aperfeiçoamento, e não pensem que isso é algo a ser vangloriado, não faço mais do que meu dever dentro do que escolhi como opção pra vida.
O que reacende a chama de minha luta diária é acreditar que sou o que faço, e faço o que vem de meu ser, assim sendo descubro que o que é difícil não é impossível, e os resultados que temos é fruto do reencontro do jovem com sua própria consciência, por muitas vezes adormecida, mas nunca inexistente, e deixa-lo com fome de saber, inclusive aquilo que você não sabe, é um eterno ciclo de troca de experiências humanas.
O vídeo digital que é o que tenho usado nas aulas tem sido não para os jovens do arrastão, mas pra muitos jovens de diversas periferias do Brasil uma alternativa super importante para que os mesmos possam mostrar seus pontos de vista sobre o cotidiano, suas percepções estéticas, suas experimentações sonoras, enfim, tem sido a nova forma de registro ainda oral das novas gerações, compreender sua técnica pode dar futuro não só no trabalho, mas também na história.

Por Daniel fagundes (Educador de audiovisual)

Parabéns, galera!

Salve, salve, turma! E ontem, enfim, rolou a tão sonhada estréia do espetáculo "Sapato Apertado", dos meninos do grupo de teatro do Projeto Arrastão. Foram praticamente dois anos de ensaios, oficinas, exercícios que culminaram num lindo e emocionante espetáculo. Quem foi curtiu, e certamente deverá voltar. Muuuito dá hora! E parabéns pros meninos! E sucesso! Muito sucesso! Quem tiver a fim de ver é só entrar em contato com o Teatro Vivo Endereço: Av. Chucri Zaidan, 860 - Ao lado dos Shopping Morumbi. Uma Maré de Abraços!

Atenção 2!!!

Estão abertas, até dia 26 de julho, as inscrições pra a Mostra Audiovisual Visões Periféricas 2008. O evento será realizado na Caixa Cultural do Rio de Janeiro, de 3 a 7 de setembro. As inscrição devem ser feitas pelo site do evento, que tem também o regulamento da Mostra.Organizado pelo Observatório de Favelas e pela Associação Imaginário Digital, a Mostra vi sediar o encontro do Fórum de Experiências Populares em Audiovisual, o Fepa. A proposta da Mostra é reunir a produção nacional de vídeos vinculados a escolas e oficinas populares de audiovisual.Em 2007 o Visões Periféricas recebeu mais de 180 inscrições e exibiu mis de 70 produções na Caixa Cultural, além de percorrer diversas favelas no Rio de Janeiro e de Nova Iguaçu e com exibições em Cineclubes filiados à Ascine-RJ - Associação de Cineclubes do Rio de Janeiro.Inscrições para a Mostra Visões PeriféricasAté 26 de julho de 2008Endereço para inscrição e mais informações:www.visoesperifericas.org.br

Atenção!!!

O 19º Festival Internacional de Curtas-Metragens de SP tem inscrições abertas - até dia 20 de junho! - para a seção KinoOikos Formação do Olhar. A seção é dedicada a vídeos e filmes realizados em oficinas e projetos que utilizam o audiovisual como instrumento de inclusão social e, também, a produções de núcleos independentes formados por ex-alunos dessas iniciativas.
São aceitos vídeos e filmes concluídos em 2007/2008 (não inscritos no 18º Festival) com duração máxima de 30 minutos. A cópia final deve ser em Mini-Dv. Se quiser participar da mostra olhar-on-line fique atento ao regulamento. Sugere-se que as inscrições sejam realizadas pelos coordenadores de instituições e coletivos pois é necessário fornecer informações sobre a atuação dos mesmos, bem como dados de contato, envio de cópias e etc. Inscreva-se já!

14/06/2008

E hoje rolou o nosso segundo Sarau Cultural. Aconteceu no Espaço Multi-Uso do Projeto Arrastão. Ele ficou todo decorado com tecidos coloridos e velas por todos os cantos. Lindo. Com tudo o.k, reunimos diversas poesias, poemas e trechos de livros de deixamos disponíveis para os interessados. O tema deste mês era Samba. E, coincidentemente, um dos principais personagens do samba brasileiro, Jamelão, faleceu também hoje. Nesta madrugada. Triste. Mas colocaremos aqui um vídeo-resumo deste último Sarau. Mas só amanhã. Hoje a galera tá morta de sono. Por hora, só vamos subir o vídeo com uma distribuição gratuita de pipoca que rolou no fim do Sarau. Idéia de Ysadora e Valéria, que teve apoio de todos que estavam no sarau. Elas pegaram copos e saquinhos de pipoca e saíram distribuindo pelas ruas próximas ao Projeto Arrastão. Até a turminha que esperava num posto de saúde próximo a vacinação ganhou o agrado. Mas só podiam comer um certo tempo depois de serem atendidas. Vejam o vídeo e poetize-se.

09/06/2008

Oficina de Jornalismo discute: Qual deveria ser a capa da Época?

A Revista Época da semana que passou trouxe na capa o casal de oficiais do exército que assumiu a sua homossexualidade. O assunto gerou muita polêmica e um dos oficiais está sendo, inclusive, acusado de desertor. Fora o assunto que por si só já traz muita discussão, o UOL publicou a outra versão da capa da revista que teria sido levada para a aprovação, mas que não foi aprovada. Então, na última sexta-feira os meninos da Oficina de Jornalismo acabaram começando uma discussão sobre as capas. O exercício era o seguinte: dividiu-se os meninos em dois grupos e cada um deveria discutir sobre uma das opções de capa da Época e em seguida criar argumentos que justificassem a escolha dela. Bom, como gerou muuuita discussão cada capa, o debate para a escolha da capa ficou para hoje, segunda. Então mais tarde a gente passa aqui para contar como foi esta conversa.

Maré Indica: Oportunidade, diretores!

O 19º Festival Internacional de Curtas-Metragens de SP tem inscrições abertas - até dia 20 de junho! - para a seção KinoOikos Formação do Olhar. A seção é dedicada a vídeos e filmes realizados em oficinas e projetos que utilizam o audiovisual como instrumento de inclusão social e, também, a produções de núcleos independentes formados por ex-alunos dessas iniciativas.
São aceitos vídeos e filmes concluídos em 2007/2008 (não inscritos no 18º Festival) com duração máxima de 30 minutos. A cópia final deve ser em Mini-Dv. Se quiser participar da mostra olhar-on-line fique atento ao regulamento. Sugere-se que as inscrições sejam realizadas pelos coordenadores de instituições e coletivos pois é necessário fornecer informações sobre a atuação dos mesmos, bem como dados de contato, envio de cópias e etc. Inscreva-se já!. Inscrições abertas até 20 de junho.Até o dia 20 de julho de 2008 será divulgada a lista dos filmes selecionados. Para mais informações: www.kinoforum.org

07/06/2008

Oportunidade, escritores!

4º Causos do ECA - Prorrogação Participe e concorra a prêmios!O Portal Pró-Menino prorrogou as inscrições para o 4º Concurso Causos do ECA. Agora você tem mais tempo para escrever sua história. Aproveite essa chance! Mas corra, pois os textos devem ser enviados até o dia 23 de junho! Se você conheceu ou presenciou uma história de correta aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) que tenha transformado positivamente a vida de crianças e adolescentes, escreva e mande para nós!Você pode participar em duas categorias - "ECA como instrumento de transformação" e "ECA na Escola" - e ainda concorrer a prêmios. Os dois primeiros colocados em cada categoria ganharão R$ 10 mil e um computador. Leia o regulamento e saiba como se inscrever, pela internet ou pelo correio, no endereço do portal: www.promenino.org.br

06/06/2008

Seleção Instituto Criar - Segunda Fase

E continuamos falando do processo seletivo interno para indicação para o Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias. E na terça nos encontramos de novo, segunda etapa da seleção. Três horas, em ponto, e todos já estavam em nosso teatro. Começamos com a Michelle e Tamiris fazendo Mediação de Leitura. Muito lindo! Em seguida, rolamos alguns vídeos que os meninos das últimas turmas do Criar fizeram. Assim, todos entenderam como funciona o processo de produção do TCC (trabalho de conclusão de curso). Seguindo...algumas dúvidas foram sanadas com relação a critérios de Seleção do Instituto. Depois, todos fizeram diversas atividades...carta de interesse, responderam algumas perguntas estratégicas, enfim, uma série de atividades que servirão como base para indicarmos os jovens. E até terça-feira, aqui, você vai conferir quem vai continuar sonhando em se formar nesta área atraves do Instituto Criar de TV e Cinema! Uma Maré de Abraços, turma!

02/06/2008

Alunos da Oficina de Rádio visitam Heliópolis

E quanta novidade! E olha onde foram parar os meninos da Oficina de Rádio; na Rádio Heliópolis, uma das referencias no Brasil em termos de comunicação comunitária. Os meninos e meninas foram conhecer de perto como funciona a emissora popular e tiveram uma aula de rádio prática. Visitaram estúdios, conheceram os responsáveis pela rádio, além de fazerem um tour pelos trabalhos espaços educacionais da comunidade. Show, não é? Então, dá uma espiada aí nas fotos. E daqui a pouco a gente conta mais. Maré de Abraços,

Criar...oportunidades. Que tal?

Salve, galera. E o sábado foi agitado. A partir das 14 horas rolou a primeira etapa do processo seletivo interno para os jovens que desejam ingressar no Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias. Como área de comunicação do projeto, o Núcleo Maré Alta reuniu na mesma sala todos os interessados em ingressar no Instituto. Começamos com uma dinâmica de aquecimento conduzida pela Michelle, jovem Mediadora de Leitura do P.A. Em seguida passamos o vídeo institucional do Criar, alguns filmes produzidos pelos meninos já formados e tiramos algumas dúvidas com relação ao processo de seleção. Em seguida os nossos meninos, que já se formaram no Criar, entraram em cena. Jorge, Jairo, Jefferson, Anderson Tai e Jairo fizeram uma grande roda de conversa com os meninos interessados. Eles puderam tirar dúvidas sobre cada uma das oficinas, sobre a seleção feita pelo Instituto, e também contaram um pouco de como é a rotina por lá. Ah, rolou umas histórias engraçadas também que eles passaram durante a formação. Mas essas não precisam vir pra cá, né?!? A próxima etapa do processo Seletivo interno acontece nesta terça-feira, às 15 horas. Não se atrasem, meninos! Uma Maré de Abraços... e agradecimentos aos meninos; Jorge, Jairo, Anderson, Gabriel, Jeff e Jorge! Valeu pela força, meninos! Saiba mais sobre o Instituto Criar clicando aqui.

O dia em que os pais ficaram no lugar dos filhos...

Salve, Salve, turma esperta. E começamos a semana animados, espantando o clima frio que ronda São Paulo. E já dizia o poeta que aqui o tempo não pára. E não mesmo. E foi no sábado, 31, que nos reunimos com os pais de toda a juventude do Projeto Arrastão. Foi lindo. Ao invés daquelas reuniões chatas, uma atividade mais leve. Quem veio participou de um grande café da manhã (a turma do Cozinha Experimental que preparou). Em seguida um bate-papo com todos em nosso teatro, onde foram apresentados todos os educadores. Depois, cada um seguiu para a Oficina que quis. Isso mesmo! Os pais puderam experimentar as oficinas que os filhos têm aqui no P.A. Legal, fala aí?!? Teve Mediação de Leitura, Rádio, Jornalismo, Gastronomia, Audiovisual, vixi, muuuitas coisas. Daqui a pouco a gente cola uma foto do encontro aqui pra vocês. Mas já adiantamos: foi louco!!
Uma Maré de Abraços!