27/06/2008

Os Princípios da Rádio Maré


O comitê da rádio maré é um grupo formado por um a dois representantes de cada curso do projeto Arrastão. Há mais de um mês mantemos uma reunião semanal para debater a identidade, princípios e valores da nosso rádio. Depois de muito debate, conseguimos enfim, identificar os princípios que dará base para já começarmos a pensar nos programas que farão parte da grade diária:

Princípios:

Promover a educação e cultura

Trazer informações de qualidade

Respeitar a diversidade

Oportunidade de expressão

Não manipular

Ética

Prestar serviço de utilidade pública para a comunidade

Após definirmos nossos princípios o próximo passo era torná-los público, para isso os representantes da manhã já começaram a semana passando de sala em sala para apresentar estes princípios a galera e aproveitou para convidá-los a começar pensar em programas para a grade da rádio, a única exigência é que a proposta de programa tem que ter como base os princípios acima. E é assim que aos poucos, estamos criando uma rádio com a cara do Projeto Arrastão.

Simulação

Os alunos da Oficina de Rádio passaram por um teste de fogo, na última quinta-feira, após terem uma aula teórica sobre o que é uma pauta, tiveram que na prática elaborar uma notícia da pauta para um programa de rádio. O que eles não sabiam é que na hora de apresentar a pauta os meninos foram avaliados como exercício simular a uma notícia com microfone e tudo. Foi uma surpresa para eles, pois ainda não tiveram aulas práticas com equipamentos. O objetivo do exercício era testar o grau de improvisação e fazer com que vivenciassem a experiência de passar um conteúdo do papel para a prática.

Após a simulação fizemos uma breve avaliação da experiência, que na visão dos alunos foi muito positiva, pois mesmo com vergonha de falar ao microfone, deu para sentir um gostinho de como é trabalhar com a notícia no rádio.

Leydila Nascimento Educadora Oficina de Rádio

Nenhum comentário: