31/07/2008

Agradecimentos Especiais



Nós do Maré Alta agradecemos a super força que o Fabinho, Hélio, Seu Raimundinho e Seu João deram na instalação das cornetas. Quando digo força, falo não só da força no sentido braçal, que também conta muito, mas da força de vontade, disponibilidade e dedicação em ajudar e fazer com que nosso projeto cresça cada vez mais. Em nome de todos do Maré Alta agradeço de coração!
Veja Abaixo alguns momentos da instalação


fabinho desenrolando o fio


Seu Raimundo e Hélio escolhendo o ponto certo




Cornetas da Rádio Maré ganham uma nova localização


A partir do dia 29 de Julho as cornetas da rádio maré ganharam uma nova localização. A corneta que ficava no pátio foi para a portaria do Arrastão e a da quadra ficou direcionada para a rua Nicolau Gentile. Isso só foi possível devido ao resultado positivo da pesquisa que os alunos e os representantes do comitê fizeram. Veja o resultado da pesquisa:

30/07/2008

Alunos de Webdesign pensam em "regras" para sala de informática



Para se criar um sentimento maior de pertencimento e de responsabilidade com o local de aula, os alunos do curso de webdesign foram incentivados a pensarem e escreverem normas para a sala onde o curso acontece. Também deram sugestões para as aulas.


Questões como entrada e saída de pessoas estranhas na sala de informática, uso dos PCs por outros indivíduos durante horário do curso, uso de programas como MSN, uso do You Tube, escutar música, entre outros, foram algumas das questões debatidas


Os alunos se dividiram em grupos de 3. Discutiram entre eles; e depois, cada grupo apresentou suas anotações para o resto da sala, entrando em acordo para uma "norma" conjunta.


As "regras" da sala estão sendo redigidas pelos alunos, e em breve serão postadas.

27/07/2008

Pesquisa Folha sobre Juventude

Salve, salve, galera. Aproveitem bem este domingão, hem! Amanhã, galera das Oficinas de Áudiovisual, Jornalismo, Web Design e Rádio, tem aula reforçada. Então...descansem muuuuuito!
Ah, e Folha de S. Paulo de hoje traz um suplemento inédito com uma pesquisa do DataFolha sobre o perfil da juventude brasileira. Vale a pena uma leitura no texto. Vou colocar aqui pois pra acessar é necessária senha. A matéria na íntegra está nas bancas, na Folha.

Jovem brasileiro sonha com emprego e casa própria

O Datafolha traçou um perfil inédito do jovem brasileiro. Em um caderno especial da Folha, que está nas bancas neste domingo (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL), sonhos, medos vontades, hábitos de consumo, dúvidas e certezas do jovem brasileiro são abordados por meio de 120 perguntas feitas para 1.541 jovens de todo o Brasil.

Os jovens entre 16 e 25 anos são hoje 35 milhões e representam 19% da população brasileira. Para 33% deles, o trabalho é o maior sonho da vida. Entre os de 16 e 17 anos, a porcentagem é ainda maior: 42%. O jovem rebelde e niilista de gerações passadas deu lugar àquele que busca acima de tudo a realização profissional e a independência financeira.

Para atingir esse objetivo, eles consideram o estudo importante. Ambiguamente, mais da metade deles (54%) já repetiu o ano. O índice é alto mesmo nas classes A e B (44%). E 32% deles não leu um livro sequer nos últimos seis meses.

Junto à ambição profissional, os tradicionais casar e constituir família mantêm-se em alta. No entanto, muitos jovens já são pais/mães (21%). Destes, em média, os garotos foram pais aos 19,3 anos, enquanto as meninas, aos 18 anos. A questão do aborto também é mencionada: apenas 4% das garotas admitiram ter feito aborto, e 33% "conhecem" alguma amiga que fez o procedimento.
A questão da vaidade também foi abordada. Perguntados como se sentiam em relação à própria aparência, 59% se declararam muito satisfeitos. Onze anos atrás, em pesquisa do mesmo Datafolha, o número era de 89%. O mesmo ocorreu em relação ao peso: 50% estão muito satisfeitos com seu peso contra 61% onze anos atrás. Em busca de atingir o inatingível padrão de beleza atual, 42% das jovens brasileiras querem fazer plástica. Entre os meninos, o valor é de 16%.
Inédita no Brasil, a pesquisa do Datafolha pode ser conferida no caderno especial, que teve grande parte das reportagens elaborada por trainees da Folha, sob a orientação de Ivan Finotti e da editora de Treinamento, Ana Estela de Sousa Pinto.

Tony Marlon
Educador de Jornalismo

25/07/2008

Ler pra Crer...

Segue aí galera uma dica de leitura, apreciem, pois é muito bom, o autor chama-se Daniel de Deus, é estudante de Psicologia e se dedica também a música além da poesia, pra atissar a curiosidade leiam:

Essência
O júbilo da justiça civilizatória- que nos desvia o cárater para imersão no pseudo-cosmos social -voluntariamente arrasta sob mim sua carcaça guinchante qual ratazana,em cálido cio no conclame de seus pretendentes posta em nobre seleção.

Posto que diante deste presente, meu futuro secou e morreu.
Enterrei-o aqui mesmo ao fundo de meus quintais impregnados
muito passado e pó

Pusesse as mãos na infância uma vez mais...
Exultante artista,pequeno equilibrista,um, que sendo era tudo,e quis de tudo fazer.
Hoje o perpétuo homem solitárioperplexo caminha em desvario e à seu tempo pousa nostálgico nos sabores suculentos de sua meninice...

Veja mais em...

http://estudandooinfinito.blogspot.com/


Daniel FagundeS.
Educador de Audiovisual

20/07/2008

Falazine - Capa Educação

Opa! Voltei pra contar que o Falazine de junho está no forno. Aliás, na gráfica! Os meninos da Oficina de Jornalismo terminaram, a muito custo, este Fanzine especial que tem como tema a Educação. Mais precisamente os meninos trataram do grave problema que assola as escolas públicas de Sampa, e do país, que é o excesso de aulas vagas. Vamos sair com quatro editoriais; Meio Ambiente, Comportamento, Cultura e Curiosidades e a matéria principal. Fizemos reuniões de pautas em algumas aulas enquanto cada editoria se reunia, em horários alternados aos de aula, para discutir suas respectivas pautas. A idéia desta edição do Zine é uma coisa mais aberta, livre. Todos os erros durante o processo de produção serão trabalhados nas próximas aulas, e são a partir deles que a gente vai aprender mais conteúdos dentro do Jornalismo. E............. bom, pra saber mais vai ter que ler o Falazine, né?!? Dia 22 de julho, nas bancas. Ou na mão de algum dos alunos da Oficina de Jornalismo! Não percam!! >> Tony Marlon - Educador de Jornalismo

19/07/2008

Sábado de Maré Alta...

Salve, Salve, galera. Hoje á Maré estava agitada. Passou por aqui a atriz Carolinie Figueiredo, que interpreta Domingas, na Malhação, para gravar uma reportagem especial para o Criança Esperança 2008. O tema foi a gente mesmo: o Núcleo de Comunicação Maré Alta. Os meninos foram filmados na Rádio Maré, no Laboratório de Informática e realizando uma gravação no campo de futebol. Estiveram presentes alunos das 4 oficinas; Áudiovisual, Rádio, Web Design e Jornalismo. Alguns deles responderam algumas perguntas para a Carol, mas vocês somente irão saber quando for ao ar. Ah, até ia esquecendo: o Herbert, da Oficina de Audiovisual, ficou com uma câmera da TV Globo durante dois dias com a missão de contar a sua vida toda em dois minutos. Missão difícil, né? Que nada. Parece que o Herbert tirou de letra. Agora vamos ver lá no dia do Show do Criança Esperança como tudo irá ficar. Cruzem os dedos. Cruzem. Obrigado, meninos! E parabéns pela visibilidade do lindo trabalho de vocês. Clique aqui para ver o blogue
da Carol.

16/07/2008

Os Artistas do Maré

Olá galera muito de vocês já devem conhecer os educadores, estagiários, monitores que sempre postam por aqui, hoje vamos conhecer o lado artístico de cada um !

Vejamos

Daniel Fagundes

Educador de Audiovisual, um artista magnífico, tem diversas inspirações que por fim se tornam músicas, poemas. Daniel já tocou em bandas, cantava e escrevia diversas canções.

Um trecho de “A terra de Ciço”

“Vamô voltá pra nossa terra fio!!! Vamô voltá, seu pai arrumô um Siviço na fábrica de algodão e agente não vai mais precisá fica em Sum Paulo...
Um abraço forte selou a notícia. Os olhos de Ciço brilharam e em sua cabeça agora só a imaginação...”

Mais poemas de Daniel acesse : http://vivendapoetica.blogspot.com/

Erika Goto

Educadora de Web Designer adora natureza, é jogadora de capoeira, adora correr e praticar esportes.

Tony Marlon

Educador de Jornalismo passou por diversos cursos e monitoria aqui no Projeto, hoje um jornalista formado escreve crônicas e maravilhosos textos.

Trecho de “O texto e a Poeira”

“A poeira que sobe do chão de terra vermelha esconde mais que lances, camisas ou jogadas de gol. Esconde medos, sonhos, decepções, tristezas...Esconde sábados e domingos perdidos em troca de viagens, concentrações, promessas...”

Acesse: http://colletiva.blogspot.com/

Leidyla Nascimento

Educadora de Rádio é artesã. Realiza lindos trabalhos delicados e com muito esforço, utilizando recursos naturais e reciclagem. Leidyla também faz jornalismo e adora música.

Fábio Lima

Estagiário faz parte do Projeto a muito tempo, adora imagem e edição, Fábio já atuou em teatros e contracenou em filmes.

Drika Cardoso

Jovem Monitora adora comunicação e pretende fazer jornalismo. Fez oficina de jornalismo ano passado hoje ajuda muito no Maré.Faz aula de canto e oficina de LIBRAS, canta, toca e escreve músicas.

Acesse: drikardoso.blogspot.com

Vamos revelarmo-nos!!

11/07/2008

Mais uma Intervenção da Rádio Maré

Desde segunda-feira, dia 7 de julho, as pessoas que passam pelo Projeto Arrastão, deparam-se com mais uma intervenção da Rádio Maré. Desta vez, representantes do comitê, alunos da oficina de Rádio e voluntários do Arrastão, colocaram a mão na massa, melhor, nos papéis, pinceis e manequins e usando a criatividade fixaram cartazes com os princípios da Rádio Maré e o convite para a galera já começar a pensar em programas que farão parte da grade diária. O uso do manequim, com a proposta de mudar de personagem a cada dia da semana ( começando com uma hippie e depois sambista e assim por diante ) tem por objetivo, mostrar que temos que pensar em uma programação diversificada e que supra a expectativa de todos, porém tendo sempre como base nossos princípios e valores. A galera tem até o dia 11 de julho para entregar uma proposta escrita de programa e a partir da próxima semana os representantes do comitê terão a missão de avaliar uma a uma. Aguarde, em breve, divulgaremos a grade oficial de programação da rádio Maré!
Maré de abraços


Leidyla Nascimento Educadora de Rádio

Galera em campo




Na última sexta-feira os representantes do comitê da Rádio Maré e os alunos da oficina de rádio, saíram em campo para a realização de uma pesquisa. A pesquisa tinha por objetivo identificar se as pessoas que passam diariamente na portaria do Projeto Arrastão e que residem na rua Nicolau Gentile (ao lado do Projeto) concordam com a implantação de uma corneta com programação da rádio Maré. Foram mais de 50 entrevistas, nosso objetivo é conseguir mais 50 para fazermos um levantamento posterior e publicar o resultado. Aguarde!!!

Cursos Gratuitos

Curso : Gastronomia e Excelência no Atendimento ao Cliente.
Vagas: 20 vagas para o período da manhã (8h às 12h) e 20 vagas para o período da tarde (13h às 17h) De Segunda a sexta-feira. com 244 Horas.

Curso : Marketing pessoal, Moda corte e confecção.
Vagas: 15 vagas para o período da tarde (13h às 17h) De Segunda a sexta-feira. com 244 Horas.

Curso : Rotinas Administrativas com Informática e Vendas.
Vagas: 20 vagas para o período da manhã (8h às 12h) De Segunda a sexta-feira. com 244 Horas.

Inicio dos cursos: 4 de Agosto de 2008.
Inscrições: 3 a 31 de Julho para jovens de 16 a 18 anos.
Local: CCP (Centro Cultural Profissionalizante) Rua Assum Preto, 49 (praça 11). Jaguaré
Fone: 3763-3100 / 3714-1161

Cursos Gratuitos!

07/07/2008

Teatro na FAIXA!!

O Resto é Verdade

Sinopse: Mendigos de uma grande cidade encontram na montagem de um espetáculo teatral uma forma para realizar seus sonhos. Juntos contam a história de um tomate. Este é o grande protagonista de "O Resto é Verdade". Cultivado pelo japonês Suzuki, vendido para uma feirante, comprado por Dona Anete e jogado fora por estar estragado, a trajetória de um tomate é acompanhada de perto para revelar aos espectadores uma divertida e emocionante história. Envolvidos por um clima de descontração e pelo "desfile" de diversos personagens, os espectadores são convidados a participar do espetáculo, respondendo perguntas de uma curiosa Professora. Mas nem tudo são gargalhadas, cores e diversão... em "O Resto é Verdade" a realidade virá e, certamente, surpreenderá os espectadores ao seu final.

Ficha Técnica texto e direção: Fábia Leite
Produção: Renata Batista
Preparação vocal e trilha: Moisés Vieira
Figurino: Fábia Leite
Cenário: André Ávlis
Adereços: Renata Batista
Iluminação: Fábia Leite
Maquiagem: Grupo Orion elenco: Adriano Ferreira, André Avlis, Angela Valentin, Cleu Ribeiro, Edmilson Gomes, Fabrício Matias, Felipe Oliveira, Janira Bezerra, João Silva, Larissa Ceravolo, Moisés Vieira e Sarah Braga

Serviço espetáculo: O Resto é Verdade
Gênero: comédia
Datas: 07, 08 e 09/07 (segunda, terça e quarta-feira)
Horário: 21h
Local: Teatro Ruth Escobar – Sala Gil Vicente
Endereço: Rua dos Ingleses, 209 – Bela Vista -
Telefone: (11) 3289-2358
Lugares: 317 espectadores
Duração: 85 minutos
Classificação: 12 anos

Entrada Franca

04/07/2008

Maré a todo vapor

Para você, o que é ser jornalista hoje, diante de tantas dificuldades pelas quais passam muitos profissionais de imprensa no mercado de trabalho, quais são seus pontos positivos e negativos?
A Oficina de Jornalismo aqui do Maré está a todo vapor com a elaboração dos fanzines, e uma das coisas que podemos ver é essa dificuldade, interesse, e trabalho duro pra que tudo saia perfeito.Vamos acompanhando e estando pronto, postaremos.Claro!

Sempre Maré de Abraços