27/07/2008

Pesquisa Folha sobre Juventude

Salve, salve, galera. Aproveitem bem este domingão, hem! Amanhã, galera das Oficinas de Áudiovisual, Jornalismo, Web Design e Rádio, tem aula reforçada. Então...descansem muuuuuito!
Ah, e Folha de S. Paulo de hoje traz um suplemento inédito com uma pesquisa do DataFolha sobre o perfil da juventude brasileira. Vale a pena uma leitura no texto. Vou colocar aqui pois pra acessar é necessária senha. A matéria na íntegra está nas bancas, na Folha.

Jovem brasileiro sonha com emprego e casa própria

O Datafolha traçou um perfil inédito do jovem brasileiro. Em um caderno especial da Folha, que está nas bancas neste domingo (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL), sonhos, medos vontades, hábitos de consumo, dúvidas e certezas do jovem brasileiro são abordados por meio de 120 perguntas feitas para 1.541 jovens de todo o Brasil.

Os jovens entre 16 e 25 anos são hoje 35 milhões e representam 19% da população brasileira. Para 33% deles, o trabalho é o maior sonho da vida. Entre os de 16 e 17 anos, a porcentagem é ainda maior: 42%. O jovem rebelde e niilista de gerações passadas deu lugar àquele que busca acima de tudo a realização profissional e a independência financeira.

Para atingir esse objetivo, eles consideram o estudo importante. Ambiguamente, mais da metade deles (54%) já repetiu o ano. O índice é alto mesmo nas classes A e B (44%). E 32% deles não leu um livro sequer nos últimos seis meses.

Junto à ambição profissional, os tradicionais casar e constituir família mantêm-se em alta. No entanto, muitos jovens já são pais/mães (21%). Destes, em média, os garotos foram pais aos 19,3 anos, enquanto as meninas, aos 18 anos. A questão do aborto também é mencionada: apenas 4% das garotas admitiram ter feito aborto, e 33% "conhecem" alguma amiga que fez o procedimento.
A questão da vaidade também foi abordada. Perguntados como se sentiam em relação à própria aparência, 59% se declararam muito satisfeitos. Onze anos atrás, em pesquisa do mesmo Datafolha, o número era de 89%. O mesmo ocorreu em relação ao peso: 50% estão muito satisfeitos com seu peso contra 61% onze anos atrás. Em busca de atingir o inatingível padrão de beleza atual, 42% das jovens brasileiras querem fazer plástica. Entre os meninos, o valor é de 16%.
Inédita no Brasil, a pesquisa do Datafolha pode ser conferida no caderno especial, que teve grande parte das reportagens elaborada por trainees da Folha, sob a orientação de Ivan Finotti e da editora de Treinamento, Ana Estela de Sousa Pinto.

Tony Marlon
Educador de Jornalismo

Um comentário:

Anônimo disse...

Poxa os jovens nunca estão satisfeitos.
Vamos ocupá-los.


www.drikardoso.blogspot.com