02/09/2010

Os problemas do Córrego Pirajuçara O que fazer para melhorar?



Há mais de 25 anos, o córrego Pirajuçara que era

Limpo e visitado, vem sendo degradado





Nasce no município de Embu das Artes, passando por Taboão da Serra que através do Córrego Pirajuçara faz limite com o bairro do Capão Redondo no Distrito do Campo Limpo, desaguando em São Paulo, no rio Pinheiros, junto à Cidade Universitária.

O córrego Pirajuçara que há mais de 25 anos era um córrego limpo, usado pela população para lavar as suas roupas, tomar banho e pescar, segundo conta a antiga moradora Maria Aparecida Nunes “inclusive era uma fonte de renda para os pescadores que faziam suas pescas no córrego para sustentar suas famílias” revela.

Atualmente o Córrego se encontra numa situação crítica, principalmente pelas enchentes que vem dos lixos da população e de muitas indústrias típica da cidade de São Paulo.

Essas enchentes causam grandes prejuízos materiais e a saúde com muitas doenças para os moradores próximos ao córrego.

De acordo com Sr. João comerciante há nove anos da região, “ o rio há anos não é limpo pela prefeitura” e protesta “o rio está nesta situação pela junção da culpa da população e dos políticos que não tomam nenhuma atitude”.

Já o morador Sr. Erineu diz que sua esposa procurou há mais de um ano a prefeitura sem grande sucesso, informa ainda que toda vez que chove mais forte é uma preocupação.

Segundo informação de antigos moradores a situação já foi pior durante a década de 90 com enchentes freqüentes na região.

A solução para a canalização do rio ainda está longe de acontecer conforme a opinião de Maria Aparecida Nunes “pois é uma iniciativa dos prefeitos de São Paulo e de Taboão da Serra”.


Aline Rosa.

PT tem preferência de voto no Campo Limpo


Jovens ainda tem duvida na hora de votar


Assim como na pesquisa do Ibope realizada para a cidade de São Paulo, moradores do Campo Limpo, zona Sul da capital apontam Dilma Rousseff (PT) como preferência á presidência, como revela a aposentada Lúcia Menani de 77 anos que votará este ano em Dilma “já que é ela a candidata do partido que sempre voto”. Mais da metade dos entrevistados escolheram a candidata do PT.

Segue em segundo lugar nas pesquisas o candidato José Serra (PSDB), conforme preferência do mecânico Manuel Alves 67 anos, diz que espera que o novo presidente tome medidas contra o desmatamento.

Já o garçom Paulo Roberto, 25 anos diz que a eleição de Serra traria melhorias para a educação.

Embora a muitos opinassem na pesquisa de candidatos não oficial realizada por nossa equipe, uma maioria jovem não sabia dizer quais as funções do presidente, perguntado o que fariam se fosse presidente, cerca de 80% falou de ações que cabem aos vereadores e não ao presidente.


Aline Rosa.

Espetáculo Volúpia apresenta sua primeira temporada




Projeto social cria um grupo de dança chamado "Pélagos"


Criado por um ex-aluno da ONG Arrastão, Rubens Oliveira, há Cinco meses, o grupo de dança apresenta seu primeiro espetáculo chamado Volúpia. A peça fala sobre o amor, sentimentos e emoções e na estréia empolgou bastante o publico que assistiu.

Um fato curioso é que nenhum dos integrantes havia estudo dança antes de ingressarem no grupo r só então descobriram o talento para a coisa.

O jovem Josué comemora a estréia e fala sobre o ser desempenho “Quando eu danço me traz sentimentos de amor, alegria, felicidade, emoção e principalmente a satisfação do publico que foi gratificante para eles.

A pré-estréia foi no dia 06 de agosto e sua estréia oficial foi no dia 07 de agosto no mesmo dia do aniversário de 42 anos da ONG.

A jovem Karolina que assistiu ao espetáculo comenta “Gostei da peça por a que foi muito expressiva, eles souberam colocar todas as formas do amor de uma forma linda.

Um espetáculo como este acaba sendo algo inédito para os moradores da região que não estão acostumados a essa forma d lazer como avalia a jovem Camila “A maioria das pessoas não sairiam de casa para assistir a uma apresentação de dança com esta. Normalmente essas pessoas sairiam de suas casas para irem ao cinema ou a shows de pagode ou funk por que são ritmos mais populares na sociedade” e completa “mas não teriam coragem para ver uma peça como essa cujo tema é amor”.

Para confirmar a opinião de Camila foi realizada uma enquete com pessoas do bairro para saber: quais os ritmos mais badalados e quais os lugares de dança mais freqüentados pelo público?

Em primeiro lugar como ritmo mais popular no bairro ficou o “Funk carioca” já as casas de shows mais freqüentadas, a Nitro Night, que por coincidência toca o ritmo mais badalado.


Aline Rosa.