12/11/2010

Geração Futura 17 - Thaís Névola

Esse video foi feito para o Projeto Geração Futura do Canal Futura o tema "Meu Olhar" e eu resolvi falar sobre escolhas. A todo momento fazemos escolhas. Você mesmo fez uma agora quando escolheu assistir ao meu video.



Terxto: Thaís Névola
Postagem: Guilherme de Souza

15/10/2010

Maré Alta da as boas vindas aos novos jovens



Na segunda-feira 18, o Projeto Arrastão receberá cerca de 65 jovens, que participaram de algumas oficinas dentro do núcleo de comunicação Maré Alta, os jovens poderão escolher entre as oficinas audiovisual, design gráfico e jornalismo.


Dentro dessas oficinas os jovens elaboraram algumas atividades como manipulação de camera, edição de video, web design, fanzines, roteiro, reportagens, entrevistas e muitas outras coisas.
Aline Rosa.

02/09/2010

Os problemas do Córrego Pirajuçara O que fazer para melhorar?



Há mais de 25 anos, o córrego Pirajuçara que era

Limpo e visitado, vem sendo degradado





Nasce no município de Embu das Artes, passando por Taboão da Serra que através do Córrego Pirajuçara faz limite com o bairro do Capão Redondo no Distrito do Campo Limpo, desaguando em São Paulo, no rio Pinheiros, junto à Cidade Universitária.

O córrego Pirajuçara que há mais de 25 anos era um córrego limpo, usado pela população para lavar as suas roupas, tomar banho e pescar, segundo conta a antiga moradora Maria Aparecida Nunes “inclusive era uma fonte de renda para os pescadores que faziam suas pescas no córrego para sustentar suas famílias” revela.

Atualmente o Córrego se encontra numa situação crítica, principalmente pelas enchentes que vem dos lixos da população e de muitas indústrias típica da cidade de São Paulo.

Essas enchentes causam grandes prejuízos materiais e a saúde com muitas doenças para os moradores próximos ao córrego.

De acordo com Sr. João comerciante há nove anos da região, “ o rio há anos não é limpo pela prefeitura” e protesta “o rio está nesta situação pela junção da culpa da população e dos políticos que não tomam nenhuma atitude”.

Já o morador Sr. Erineu diz que sua esposa procurou há mais de um ano a prefeitura sem grande sucesso, informa ainda que toda vez que chove mais forte é uma preocupação.

Segundo informação de antigos moradores a situação já foi pior durante a década de 90 com enchentes freqüentes na região.

A solução para a canalização do rio ainda está longe de acontecer conforme a opinião de Maria Aparecida Nunes “pois é uma iniciativa dos prefeitos de São Paulo e de Taboão da Serra”.


Aline Rosa.

PT tem preferência de voto no Campo Limpo


Jovens ainda tem duvida na hora de votar


Assim como na pesquisa do Ibope realizada para a cidade de São Paulo, moradores do Campo Limpo, zona Sul da capital apontam Dilma Rousseff (PT) como preferência á presidência, como revela a aposentada Lúcia Menani de 77 anos que votará este ano em Dilma “já que é ela a candidata do partido que sempre voto”. Mais da metade dos entrevistados escolheram a candidata do PT.

Segue em segundo lugar nas pesquisas o candidato José Serra (PSDB), conforme preferência do mecânico Manuel Alves 67 anos, diz que espera que o novo presidente tome medidas contra o desmatamento.

Já o garçom Paulo Roberto, 25 anos diz que a eleição de Serra traria melhorias para a educação.

Embora a muitos opinassem na pesquisa de candidatos não oficial realizada por nossa equipe, uma maioria jovem não sabia dizer quais as funções do presidente, perguntado o que fariam se fosse presidente, cerca de 80% falou de ações que cabem aos vereadores e não ao presidente.


Aline Rosa.

Espetáculo Volúpia apresenta sua primeira temporada




Projeto social cria um grupo de dança chamado "Pélagos"


Criado por um ex-aluno da ONG Arrastão, Rubens Oliveira, há Cinco meses, o grupo de dança apresenta seu primeiro espetáculo chamado Volúpia. A peça fala sobre o amor, sentimentos e emoções e na estréia empolgou bastante o publico que assistiu.

Um fato curioso é que nenhum dos integrantes havia estudo dança antes de ingressarem no grupo r só então descobriram o talento para a coisa.

O jovem Josué comemora a estréia e fala sobre o ser desempenho “Quando eu danço me traz sentimentos de amor, alegria, felicidade, emoção e principalmente a satisfação do publico que foi gratificante para eles.

A pré-estréia foi no dia 06 de agosto e sua estréia oficial foi no dia 07 de agosto no mesmo dia do aniversário de 42 anos da ONG.

A jovem Karolina que assistiu ao espetáculo comenta “Gostei da peça por a que foi muito expressiva, eles souberam colocar todas as formas do amor de uma forma linda.

Um espetáculo como este acaba sendo algo inédito para os moradores da região que não estão acostumados a essa forma d lazer como avalia a jovem Camila “A maioria das pessoas não sairiam de casa para assistir a uma apresentação de dança com esta. Normalmente essas pessoas sairiam de suas casas para irem ao cinema ou a shows de pagode ou funk por que são ritmos mais populares na sociedade” e completa “mas não teriam coragem para ver uma peça como essa cujo tema é amor”.

Para confirmar a opinião de Camila foi realizada uma enquete com pessoas do bairro para saber: quais os ritmos mais badalados e quais os lugares de dança mais freqüentados pelo público?

Em primeiro lugar como ritmo mais popular no bairro ficou o “Funk carioca” já as casas de shows mais freqüentadas, a Nitro Night, que por coincidência toca o ritmo mais badalado.


Aline Rosa.

09/08/2010

Projeto Arrastão recebe 70 jovens

Na semana passada o Projeto Arrastão deu as boas vindas para a nova turma da juventude.
Os novos jovens foram recebidos com festa pelos veteranos, que montaram uma programação diferente para recebê-los. Foi elaborado um passeio pelas dependências do Arrastão para conhecerem o espaço utilizado pela juventude. Além de uma apresentação em vídeo sobre as oficinas que os alunos participaram.



Natacha - 15 anos é uma das novas alunas da juventude

" O curso é bem melhor do que eu esperava, pensei que não iria me dar bem com as pessoas, mas converso com todos da sala. A professora é legal a turma é bem descontraída. Eu irei passar por todas oficinas para depois escolher a que eu realmente quero fazer."

Sejam bem vindos

Aline R. e Thais Névola

06/08/2010

Parabéns para o Projeto Arrastão

Desenhando o futuro

O Projeto Arrastão vem desenvolvendo ações desde 1968 na região de campo limpo zona sul de São Paulo. E neste dia 07 de Agosto de 2010 o projeto completa seus 42 anos.

Idéia antiga – anterior ao começo de nossa história, em 1968 – é a do arrastão, técnica de pesca para retirada de todo tipo de peixe do mar. Não por acaso, uma música com o mesmo nome, vencedora do I Festival de Música Popular Brasileira, em 1965, tornou-se famosa pela força de seus versos cantados por Elis Regina. Transformamos estrofes em sonhos e pessoas em peixes, para que nadem em direção à nossa rede. Damos a elas a oportunidade de aprender e ensinar, sobretudo, cidadania.

No Clube de Mães, onde começamos, no bairro paulistano do Campo Limpo, voluntárias ensinavam às mulheres dos bairros vizinhos trabalhos manuais que pudessem estimular a geração de renda. A semente plantada gerou o desafio de acolher as crianças da região enquanto as mães trabalhavam; daí surgiu o Projeto Arrastão, organização social sem fins lucrativos legalmente constituída desde 7 de agosto de 1968.

Construída a base apoiada nas áreas pedagógica, social e cultural, crescemos com a fisolofia que gerou nossa missão, ampliando a capacidade do cidadão de sonhar e botar sua jangada no mar.

Clique no peixe para saber mais.

Guilherme de Souza

14/06/2010

Decoração Projeto Arrastão

Assim como todos estados brasileiros se preparam para ver a seleção decorando as ruas, casas e etc o Projeto Arrastão decorou a quadra, patio, corredores.
Aqui tem algumas imagens.





Guilherme
de Souza

Vídeo de inscrição Geração Futura 16 - Guilherme de Souza

Em breve vou estar na cidade maravilhosa o "Rio de Janeiro" paricipando do Geração Futura 16 que é um encontro com 15 jovens.
O projeto é uma iniciativa do Canal Futura voltada para jovens, com ênfase na experimentação audiovisual, na produção de TV e na formação de redes de articulação e comunicação. Através de workshops de TV e animação, de atividades de mobilização social e contato com múltiplas linguagens, são oferecidas aos participantes ferramentas técnicas e conceituais para expressão artística e participação efetiva na comunidade.






Guilherme de Souza

07/06/2010

Você sabe o que é Bullying?


A juventude quer saber você já sofreu bulling na escola?
Foi o tema tratado no forun da juventude aqui no PROJETO ARRASTÃO.


Bullying
é um termo inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo incapaz de se defender. Também existem as vítimas/ agressoras, ou autores/alvos, que em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de bullying pela turma.

Os filmes exibidos foram

"Crianças Invisiveis de Spike Lee"

"O Martelo e a Pedra"

Guilherme de Souza

18/05/2010

2ª OLIMPÍADA DE ATUALIDADES 2010


Conhecer os problemas do Brasil e do mundo contemporâneo para se tornar um
profissional de elite e um cidadão exemplar

A 2ª OLIMPÍADA DE ATUALIDADES 2010, realizada pela FACAMP - Faculdades de Campinas, com o apoio da CPFL Cultura e do Banco do Brasil, tem por finalidade principal colaborar com a preparação dos estudantes para os Exames Vestibulares.

Contribuirá também para despertar o interesse dos estudantes do Ensino Médio pelos temas e problemas do Brasil e do mundo contemporâneo; encorajar o ânimo investigativo, o desenvolvimento do espírito crítico e a capacidade analítica no ambiente pré-universitário; aprimorar a articulação dos conteúdos programáticos entre o Ensino Médio e Ensino Superior.


Datas
Inscrições
de 07/04 até 24/05


13/05/2010

Algumas dicas simples para aqueles que buscam se preparar e tentar passar no Enem 2010. Lembre-se: você deve adaptar as dicas para o seu ritmo

Organização


Cada um tem seu ritmo. Determine seu horário de estudo sem se preocupar com o horário escolhido pelo colega, procure observar os melhores horários para não haver problemas futuros.


Dedicação


Procure revisaras matérias do dia e mantenha os conteúdos em dia através de exercícios. Procure dividir seu tempo igualmente entre as disciplinas. É comum priorizar o estudo das disciplinas discursivas mas lembre-se de que o importante é fazer a diferença com outras disciplinas.


Prioridade


Torne o estudo sua prioridade. Intensifique o horário extra de estudos, em casa ou na biblioteca. É hora de desligar o computador e abandonar maus hábitos como Orkut, MSN, Jogos e lembre-se, o que está em jogo é a sua aprovação.


Recomeço


Para quem vai começar do zero. A dica é não se preocupar com as matérias que perdeu, e sim com o que será dado a partir de agora. Geralmente o conteúdo abordado no segundo semestre é o mais exigido nos vestibulares.


Revisão


Intercale a prática com leitura. Faça revisões de conteúdo através de exercícios orientados pelos professores. Agora é hora de “grudar” ainda mais neles, nunca deixa dúvidas procure sempre respostas.


Casa


Seu quarto tem que ser transformado no seu quartel general de estudos. Procure fazer alguns cartazes para lembrar-se de datas especiais, fórmulas e dicas em particular. Espalhe o material pela parede, cama, porta ou até mesmo no teto.


Finais de Semana


Esse é a hora de usar seus finais de semanas para estudos. Utilize o sábado, pela manhã e a tarde, para estudar as disciplinas, sabendo distribuir as horas equilibradamente para cada disciplina. Aos domingos, estude redação e faça leituras, de preferência pela manhã. Procure ficar atualizado lendo jornais ou revistar com notícias. Utilize o resto do domingo para descansar.


Sono


Uma vida tranqüila requer uma noite de sono tranqüila. Lembre-se de que o sono é reparador e melhora a capacidade intelectual e o poder de concentração. Evite virar a noite estudando ou com outros afazeres que não dizem respeito ao seu sucesso profissional.


Passado


Refaça as provas anteriores da universidade que você vai tentar o vestibular que vão te familiarizar com o tipo de assunto que é cobrado na primeira etapa.

Informação

As informações mais visadas pela mídia podem ser abordadas nas provas, principalmente nas redações. Fique atento ao que é assunto nacional. Uma boa dica para se manter informado é a leitura de jornais e revistas como ISTO É, VEJA e jornais de sua região. A maioria das matérias utilizadas em vestibulares são retiradas dessa bibliografia e em particular nos meses de junho à setembro.

Estas dicas também podem ser seguidas para estudantes de ensino médio como 1° e 2° ano, assim eles não terão um 3° ano tão apertado e desesperado por não ter se dedicado mais nos anos anteriores.


Fonte


Guilherme de Souza

07/05/2010

Bazar&Brechó Projeto Arrastão

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥



Especial Dias das Mães
Aqui você vai encontrar um presente exclussivo, que é a cara da sua mãe!

Projeto Arrastao
08 de maio de 2010
Das 10h às 15h

Rua: Doutor Joviano Pacheco de Aguierre, 255
Fone: 11 5841-3366



♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

06/05/2010

14º FESTIVAL CULTURA INGLESA




Já imaginou em um caminhão que se transforma em sala de cinema com direito a filme, refri e pipoca grátis?

Esse caminhão existe e estará AQUI no(s) dia(s) 07 e 08 de maio confira os horáriodas sessões

10h 30, 13h, 14h 30, 16h e 17h 30

Classificação: 12 anos
Duração de cada sessão: Aprox. 40 min.*

*Exibição dos curtas-metragens "Ocos!", "Tempestade" e "Quinteto de Cordas"


Saiba mais sobre os filmes no site:
www.culturainglesasp.com.br/festival




POR: F@BIO - MARÉ ALTA

30/04/2010

Dia Voluntário VIACOM


Hoje, 30 de abril de 2010 o Projeto Arrastão não teve pausa. Dia Voluntário VIACOM, já ouviu falar? É um Programa de desenvolvimento local que utiliza a sustentabilidade e o trabalho em rede como meio para promover a qualidade de vida, informação e empreendedorismo. Agora que já sabem um pouco do Projeto “bora” saber o que ocorreu aqui hoje:

- Ação no Muro da COPA: Com a proximidade da copa do mundo, alunos e voluntários desenharam e pintaram o muro da comunidade, Jardim Vale das Flores aqui em São Paulo.- Oficina de dança Expressão corporal (Educador: Rubão)
Voluntários caíram na dança com a coreografia do educador Rubens.


-Oficina de Percussão (Educador: Danilo)
Utilizando garrafas pet, latas, calotas de carro, latinhas de refrigerante e até tambores de água como instrumento os voluntários da VIACOM tocaram o som do Arrasta Lata e fizeram aquela festa. E como todo o evento que acontece no nosso Projeto, foi coroado com comes e bebes no final.




Foi eu: Daniela Loronha
Vídeo: Perla Assunção
Edição: Guilherme de Souza

26/04/2010

Dica...

Poesia de Esquina
Nesta terça, 27 A Brava cia de Teatro interpretará textos própios e de autores periféricos junto a boa música de Negro Lima e Dêssa Souza. Imperdível!
Quando
ter, 27 de abril, 9pm – 10pm GMT-03:00
Onde
Bar Cenário, Rua Antonio Ésper, 95, São Luiz
Quem
(A lista de convidados foi ocultada por solicitação do organizador)




Confira como chegar

Guilherme de Souza

23/04/2010

2° Olimpíada de Atualidades FACAMP

Pessoal,este concurso é só para quem estiver cursando o 3° ano do ensino médio.Quem puder participar aproveite a oportunidade e não fique de fora.

Conhecer os problemas do Brasil e do mundo contemporâneo para se tornar um
profissional de elite e um cidadão exemplar.

A 2ª OLIMPÍADA DE ATUALIDADES 2010, realizada pela FACAMP - Faculdades de Campinas, com o apoio da CPFL Cultura e do Banco do Brasil, tem por finalidade principal colaborar com a preparação dos estudantes para os Exames Vestibulares.

Contribuirá também para despertar o interesse dos estudantes do Ensino Médio pelos temas e problemas do Brasil e do mundo contemporâneo; encorajar o ânimo investigativo, o desenvolvimento do espírito crítico e a capacidade analítica no ambiente pré-universitário; aprimorar a articulação dos conteúdos programáticos entre o Ensino Médio e Ensino Superior.

PREMIAÇÃO PARA OS 3 PRIMEIROS COLOCADOS

.Curso de Inglês em Londres
.Carro
.Bolsa Universidade

PARA PROFESSORES

.Duas Passagens para Europa ou Estados Unidos
.Dez Netbooks

Datas
Inscrições
de 07/04 até 24/05

Prova da 1a Fase (online)
29/05

Prova da 2a Fase (presencial)
15/08

Prova da 3a Fase (presencial)
19/09

Melhores informações: http://www.olimpiadafacamp.com.br/

Foi eu: Daniela Loronha

19/04/2010

Dia do Índio

História do Dia do Índio

Comemoramos todos os anos, no dia 19 de Abril, o Dia do Índio. Esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540. Mas porque foi escolhido o 19 de abril?

Origem da data

Para entendermos a data, devemos voltar para 1940. Neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste contimente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.

No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.

Comemorações e importância da data

Neste dia do ano ocorrem vários eventos dedicados à valorização da cultura indígena. Nas escolas, os alunos costumam fazer pesquisas sobre a cultura indígena, os museus fazem exposições e os minicípios organizam festas comemorativas. Deve ser também um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais.

Devemos lembrar também, que os índios já habitavam nosso país quando os portugueses aqui chegaram em 1500. Desde esta data, o que vimos foi o desrespeito e a diminuição das populações indígenas. Este processo ainda ocorre, pois com a mineração e a exploração dos recursos naturais, muitos povos indígenas estão perdendo suas terras.

15/04/2010

Música para Rádio Maré Alta



Olá pessoal, queria pedir para quem tiver alguma música que marcou sua vida ou até mesmo aquelas que gostam de escutar, mande para a gente da Rádio Maré Alta.
Precisamos de músicas mande para esses e-mail

lucasguirpg@gmail.com
dani_loronha@hotmail.com

Aguardo

Guilherme de Souza

CCJ - Edital Primeiras Obras 2010

EDITAL de CO-PATROCÍNIO PARA PRIMEIRAS OBRAS (2010)


Já foi publicada a 4ª edição do Edital de Co-Patrocínio para Primeiras Obras. O edital criado em 2007 pela Secretaria Municipal de Cultura tem como objetivo criar um fundo destinado aos profissionais iniciantes. As propostas e os projetos a serem inscritos deverão ser apresentadas no Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso de terça a sábado, das 13:00 às 17:00 horas, entre os dias 14 de maio a 25 de junho de 2010.
Baixe o edital clicando aqui!

Notícia publicada no site do CCJ.

Guilherme de Souza



Inscrições para o CINEME-SE 2010


O CINEME-SE 2010, Festival da Experiência do Cinema, está com inscrições abertas para curtas-metragens com temas livres e duração de 1 a 20 minutos, até 15 de maio. A novidade para este ano são as apresentações híbridas em live image e cinema ao vivo com participação de VJ’s (vídeo jockey) com espetáculos de curta duração durante as sessões noturnas no palco do teatro do Sesc/Santos. Os curtas selecionados participarão das sessões “CINEME-SE”, “maratona de curtas”, “vídeo minuto/cidade tela”, “experimental” e “sessão criança”. Os longas-metragens participarão por meio de convites enviados pela organização do Festival.

Os interessados em inscrever seu curta e realizar apresentações como VJ, poderão fazer a inscrição gratuita e obter mais informações via Internet, no endereço: http://sites.unisanta.br/cineclube/cinemese, e-mail:ricci@unisanta.br ou pelo telefone (13) 3202-7100 ramal 257 ou 147.

O tema das ações culturais da 6ª edição é “O corpo como cenografia do eu”. Haverá performances e oficinas sobre o tema. O evento tem caráter cultural e não competitivo, visando exibir filmes de longa e curta-metragem que contribuam para o desenvolvimento sociocultural do espectador.

O Festival é realizado pelo Cineclube Lanterna Mágica, da Universidade Santa Cecília, UNISANTA e pelo Sesc de Santos.

Site do Festival: http://sites.unisanta.br/cineclube/cinemese


Guilherme de Souza

Mais dica


Guilherme de Souza

01/04/2010

Chocolate: a doce e saudável delícia da pascoa

Páscoa é mais que um evento religioso é um momento de apreciar e saboriar os deliciosos ovos de pascoa. O Projeto Arrastão e os Patrocinadores não iria deixar as crianças e jovens ficar na vontade de poder saboriar essas delícias!
O chocolate tem várias propriedades nutritivas, mas o excesso pode causar obesidade, enxaqueca, irritações na pele, no estômago, além de distúrbios intestinais. Vamos comer mas sem exagero!
Na Páscoa, também não faça a linha egoísta, comendo tudo sozinho. Assim como a felicidade, chocolate é um prazer que deve ser compartilhado, de preferência em família.

Guilherme de Souza

27/03/2010

Casal Nardoni é condenado pela morte de Isabella

Após cinco dias de julgamento, Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá, pai e madrasta de Isabella, foram condenados a prisão pela morte da menina, então com 5 anos. O pai recebeu pena de 31 anos, um mês e dez dias, enquanto a madrasta foi condenada a 26 anos e oito meses de prisão.
O casal Nardoni vai cumprir a sentença em regime fechado. Eles foram condenados por homicídio triplamente qualificado, por usarem meio cruel, dificultarem a defesa da vítima e tentarem esconder o crime anterando o local. A justiça então foi feita, a população indgnada permaneceu o tempo todo do lado de fora do Forum onde os dois acusados estavam sendo julgados.

Promotor diz que madrasta é 'barril de pólvora'Durante a primeira parte da réplica da acusação, o promotor Francisco Cembranelli afirmou que Anna Carolina Jatobá, acusada de participar da morte de Isabella Nardoni, "é um barril de pólvora prestes a explodir." Ele voltou a acusar a ré de ter agredido a vítima por ciúmes.
O promotor lembrou que Isabella era muito parecida com a mãe, o que teria despertado a ira da madrasta. "Todas as brigas tinham o mesmo motivo: o ciúme doentio que Jatobá tinha de Ana Carolina."Com a ausência de provas periciais contra a madrasta, Cembranelli se esforçou para traçar ao júri o perfil psicológico da acusada. Disse que ela se referia à mãe da menina como "aquela vagabunda" e destacou que há pessoas que sofrem "transtorno temporário" por alguma razão.
"Era ela quem esmurrava vidraças, esmurrava o marido, atirava o filho no berço", acrescentou. "Estou mostrando que há uma prova evidente de que ela poderia fazer o que fazia habitualmente: agredir as pessoas."Sobre o fio de cabelo encontrado na cena do crime, que a defesa expôs hoje como uma das provas que não foram periciadas, Cembranelli questionou: "se fosse algo tão importante, por que não pediram DNA antes?". "A defesa trabalha com a dúvida", completou.

Foi eu: Daniela Loronha

23/03/2010

LUTO......


LUTO: MORRE DINA DI

Postado por Mandrake em 20 de março de 2010 ás 17:54
dinadi
LUTO: MORRE DINA DI | leia esse artigo

A guerreira do rap nacional não está mais entre nós. Dina Di morreu na madrugada deste sábado (20), vítima de uma infecção generalizada. A rapper contratiu uma infecção hospitalar, no início do março, enquanto dava a luz a sua filha. A infecção aumentou e levou nossa guerreira. Aqui na Terra é uma grande perda, para os fás, para a família, para os amigos. Mas, esteja onde estiver, ela vai estar cantando e encantando com seus versos.

Esteja em paz irmã!

18/03/2010

Work Shop da peça "Escola de Mulheres"

Uma comédia clássica de Moliére , com direção de Roberto Lage. Arnolfo (Oscar Magrini) é um profundo conhecedor dos adultérios da cidade eseus motivos. Com medo de sofrer do mesmo mal, cria uma menina, Inês (ThaisPacholek), para ser ingênua, ignorante, submissa e dependente para com elese casar. Inês apaixona-se por Horácio (Eric Marmo), filho de seu amigoOronte (Flávio Faustimoni) e está instalada a confusão. Além de fazer rir, apeça critica os costumes da época: casamento, educação das mulheres, asregras morais, a ignorância das mulheres e a pretensa superioridademasculina.

Work Shop



17/03/2010

DIA DA ESCOLA

Nesta semana, mais precisamente na sexta (dia 19) é o dia da escola, mas não há muito o que se comemorar não...
Como vemos nos últimos dias, aliás como de costume eclodir na mídia os problemas com relação a educação, em primeiro plano a propaganda que se pinta sobre o assunto na televisão não é verídica.
E o pior é que sabemos disso! O que vem acontecendo nos últimos dias é um crime contra a educação, sim pois a greve de professores é uma afronta, não que eles não tenham o direito, muito pelo contrário a classe vem sofrendo abusos a anos; porem devemos observar também a contrapartida de todo esse entreveiro envolvendo o governo e o corpo docente, e é ai que esta o ponto chave do assunto. A parte mais prejudicada é a dos alunos que está posta de lado, ninguém (ou poucos) enxergam que com a ausência de educadores os as crianças e adolescentes estão deixando de aprender e isso dá margem a vários tipos de comentários sobre conspirações de grupos poderosos... As vezes chego a pensar que alguns podem ser até verdadeiros, mas o ponto central é será mesmo que nossos jovens terão o que comemorar nos proximos meses???



FÁBIO PEREIRA OU F@B!n

Rádio Maré Alta em construção!

Computador está no conserto e para não deixar a rádio sozinha estamos agindo na pequena reforma do ambiente isso tudo para receber nossos ouvintes.
Qualquer sugestão nos diga!

16/03/2010

Na marcha de Vinhedo a Louveira, mulheres destacam o combate ao agronegócio

As duas mil militantes da Marcha Mundial das Mulheres, em caminhada de dez dias entre Campinas e São Paulo, defendem a reforma agrária e a agricultura familiar.


Um batuque fúnebre abriu nesta quinta-feira (11) o terceiro dia de caminhada da Marcha Mundial das Mulheres pela rodovia Anhanguera. Após terem andado 11 quilômetros entre Campinas e Valinhos na segunda-feira e 14 quilômetros entre Valinhos e Vinhedo ontem, as duas mil militantes que participam da 3ª Ação Internacional venceram com facilidade os oito quilômetros que separam Vinhedo de Louveira. O silêncio inicial, marcado pelo toque ritmado da Fuzarca Feminista, era uma homenagem às mulheres assassinadas no mundo inteiro e um sinal de apoio às feministas do México, que neste mês lançaram uma campanha contra o feminicídio.
Seguindo o revezamento das delegações, hoje foram as caminhantes do Distrito Federal e do Tocantins que iniciaram a Marcha. As palavras de ordem puxadas por elas destacaram o combate à corrupção e a luta pela defesa do Cerrado, da agricultura familiar e da reforma agrária. A principal porta-voz da bancada ruralista no Congresso Nacional foi lembrada por diversas vezes pelas tocantinenses, que cantaram: “Você não quer, nem mesmo eu, ouvir falar da Kátia Abreu”.
Atividades de formação
Os dez painéis de debates simultâneos que aconteceram ontem durante o período de atividades de formação (das 16 às 19h), em Vinhedo, representaram bem a diversidade de temas e de culturas que marca a Marcha Mundial das Mulheres. Os assuntos discutidos foram economia solidária e feminista; saúde da mulher e práticas populares de cuidado; sexualidade, autonomia e liberdade; educação não sexista e não racista; mulheres negras e a luta anti-racista; mulheres indígenas; a mídia contra-hegemônica e a luta feminista; a mercantilização do corpo e da vida das mulheres; prostituição; mulheres, arte e cultura.
Olga Macuxi, de Roraima, compartilhou a experiência das mulheres guerreiras que participaram da luta pela homologação da Raposa Serra do Sol e falou sobre o processo de organização do movimento de mulheres indígenas. “A OMIR [Organização de Mulheres Indígenas de Roraima] iniciou uma campanha de conscientização contra o álcool nas aldeias. A bebida está ligada a maior parte dos casos de violência contra mulheres e prostituição”, contou Olga. Além das indígenas de Roraima, também estão marchando mulheres do povo Sateré-Maué (do Amazonas) e do povo Tupinambá (da Bahia).
Na tenda em que se reuniram as mulheres negras, a militante mineira Maria Teresa destacou a importância do movimento de mulheres incorporar a luta anti-prisional. “Dos 46 mil presidiários de Minas Gerais, 38 mil são negros. Para as presas, os maus tratos são ainda mais intensos. Ao contrário dos homens, elas não têm direito a visita íntima e, se forem lésbicas e se beijarem, passam uma semana na solitária. Se forem pegas em algum contato mais íntimo, o castigo dura três meses”, afirmou ela. “Tenho quatro filhos biológicos e mais quatro adotivos. Um deles começou a roubar. A sociedade nunca me agradeceu pelos sete cidadãos responsáveis que criei, mas estou cansada de escutar ´Só podia ser preta, por isso o filho é ladrão`”, desabafou Maria Teresa.
O caráter de resistência política da cultura popular foi o eixo do debate sobre mulheres, arte e cultura, que contou com a presença de uma convidada especial: a cantora e compositora Ellen Oléria. “Com a feijoada, as mulheres negras conseguiram transformar restos no prato mais famoso da culinária brasileira”, comemorou a cantora. “Com nossa luta, temos muitas conquistas. Ter uma protagonista negra na novela das oito, por exemplo, é algo positivo. , Sem entrar no mérito do conteúdo, pelo menos agora uma menina negra não vai mais perguntar para a mãe se pode ser modelo, porque ela já vai saber que pode, sim”, completou Ellen.
Na tarde de hoje, um grande debate único sobre o trabalho das mulheres e a autonomia econômica reunirá as duas mil caminhantes. A socióloga Helena Hirata vai contribuir com a discussão. Amanhã, às 6h, a Marcha Mundial das Mulheres volta às ruas, rumo a Jundiaí. O destino final é São Paulo, no dia 18 de março.


Mais informações: http://www.sof.org.br/acao2010/

Guilherme de Souza

Inscrições Abertas!



Início em Março
Saúde e Lazer para toda a família
Capoeira – A partir dos 6 anos
Muay Thai (boxe Tailandês)- a partir de 10 anos
Karatê – 8 a 17 anos
Afromix (ginástica) - a partir de 15 anos
Endereço: INSTITUTO ENTREATOS
Rua Silveira Sampaio, 585 (Final da linha Campo Belo)
Horário de atendimento: das 9 às 17:30 H.
Contato: 3742- 1318
Guilherme de Souza

10/03/2010

Fique esperto! Edital

No dia (9), três dos nove editais da Secretaria de Cidadania Cultural (SCC/MinC) foram publicados no Diário Oficial da União (DOU). As seleções públicas fazem parte de um pacote de nove editais nacionais voltados para Pontos de Cultura, organizações sociais e pessoas físicas. No total, o investimento alcança R$ 31,236 milhões e premiará 839 iniciativas.
O prêmio Cultura&Saúde selecionará 120 iniciativas culturais desenvolvidas por entidades públicas ou privadas, sem fins lucrativos, que atuem no campo sócio-cultural, tendo como objetos de suas atividades a promoção da saúde, a prevenção de doenças, a educação popular para o cuidado/auto-cuidado em saúde. Cada entidade receberá R$ 20 mil. Conheça aqui.
O prêmio Asas Cultura Viva 2010, em sua segunda edição, destina R$ 2,4 milhões para premiar 30 entidades civis sem fins lucrativos, selecionadas por meio de editais publicados pela SCC/MinC, conveniadas na qualidade de Pontos de Cultura, que apresentaram as melhores práticas de implantação na execução dos projetos apoiados e que tiveram seus convênios finalizados ou recebido todas as parcelas referentes ao convênio firmado. Conheça o edital aqui.
Já o prêmio Pontinhos de Cultura tem como objetivo premiar entidades sem fins lucrativos, legalmente constituídas, e instituições governamentais estaduais, distritais e municipais que atuam com propostas sócio-cultural-artístico-educacionais que assegurem os direitos das crianças e adolescentes segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente. A SCC/MinC concederá 300 prêmios, no valor de R$ 30 mil cada. O edital está disponível aqui.
Edital e anexos referentes as inscrições estão disponíveis aqui.
Fonte: SCC/MinC

Exibir artigo...

Guilherme de Souza

III Festival Ibero-americano de Teatro traz peças de doze países, a partir do dia 8, com entrada franca. Foto: Denise Fraga em "A alma boa de Setsuan"


A terceira edição do Festival Ibero-americano de Teatro de São Paulo, organizado pela Fundação Memorial da América Latina, começa em 8 de março e vai até o dia 14. Todos os 15 espetáculos principais têm entrada franca. Participam do Festibero montagens teatrais de Cuba, Portugal, Espanha, Brasil, Argentina, Peru, Uruguai, Colômbia e México. A mostra paralela - também gratuita - resgata os tempos áureos do circo-teatro. Ela se dará em uma lona montada ao lado do anfiteatro principal, onde o Circo de Teatro Tubinho diariamente apresentará uma peça diferente. Estão programadas mesas de debates e uma esperada oficina de dramaturgia, coordenada pelo mestre Chico de Assis. E uma homenagem ao dramaturgo Plínio Marcos, nos 10 anos da sua morte, com tarde de autógrafo do livro "Bendito Maldito-uma biografia de Plínio Marcos", de Oswaldo Mendes.


O Festibero foi criado em 2008 por iniciativa de Fernando Leça, presidente do Memorial, para identificar, estimular e colocar em contato iniciativas teatrais contemporâneas da grande nação latina. Idealizado, organizado e coordenado por Fernando Calvozo, diretor de atividades culturais do Memorial, este ano, a Comissão Curatorial do III Festibero foi encorpada com alguns nomes importantes do teatro brasileiro. Dela fazem parte a diretora teatral Elvira Gentil e os atores Paulo Betti e Lima Duarte. O Festival conta também com a assessoria da uruguaia Glória Levy, que desde Montevidéu ajuda a escolher os grupos teatrais da região do Mercosul, do português José Leitão e do produtor paulista Walter Malta.

A programação traz os seguintes espetáculos:

8 de março - segunda-feira - Brasil
20h30 - abertura oficial - auditório Simón Bolívar - sala 1
21h00 - Monólogo "O Ator", de Chico Assis, com Lima Duarte, São Paulo, Brasil - aud. Simón Bolívar - sala 1
21h30 - "A Alma Boa de Setsuan", de Bertolt Brecht, direção de Marco Antonio Braz, com Denise Fraga, Brasil - aud. Simón Bolívar - sala 1


9 de março - terça-feira - Uruguai e Argentina
19h00 - "Rodando", de Alejandro Acobino e Germán Rodríguez, Cia. Rodando Teatro, Buenos Aires, Argentina - aud. Simón Bolívar - sala 2
21h00 - "Los Padres Terribles", de Jean Cocteua, direção Alberto Zimberg, Montevideo, Uruguai - aud. Simón Bolívar - sala 1


10 de março - quarta-feira - Peru e Brasil
19h00 "As viúvas", de Arthur de Azevedo, Grupo Tapa, Brasil - aud. Simón Bolívar - sala 2
21h00 "La importancia del abrazo", Cia. Komilfó Teatro, Lima, Peru - aud. Simón Bolívar - sala 1


11 de março, quinta-feira - México e Colômbia

18h00 "Tom Pain", de Will Eno, Entre Piernas Produciones, Cidade do México, México, Praça da Sombra/Circo Tubinho
19h00 "Tu Ternura Molotov", de Gustavo Ott, Cia. Fundacion Teatro Nacional, Bogotá, Colômbia - Auditório Simón Bolívar - sala 2
21h00 "A Tempestade e os Mistérios da Ilha", de Shakespeare, Santa Estação Cia. de Teatro, Porto Alegre, Brasil - Auditório Simón Bolívar - sala 1


12 de março - sexta-feira - Cuba e Brasil
19h00 "Sonho de uma noite de verão", de Shakespeare, Grupo Rotunda, Campinas, Brasil - Auditório Símón Bolívar - sala 2
21h00 "Final de Partida", de Samuel Beckett, Cia. Argos Teatro, Havana, Cuba - Auditório Simón Bolívar - sala 1


13 de março - sábado - Espanha e Brasil
17h00 Dez anos sem Plínio Marcos - Homenagem - tarde de autógrafo do livro "Bendito Maldito-uma biografia de Plínio Marcos", de Oswaldo Mendes.
18h00 "Balada de um Palhaço", de Plínio Marques, Cia. Arte & Fatos, Goiás, Brasil - Praça da Sombra/Circo do Tubinho
19h00 "As Troianas Vozes da Guerra", inspirada em Eurípedes, Cia. Núcleo Experimental, São Paulo, Brasil - Auditório Simón Bolívar
21h00 "Gris Mate", Inãki Rikarte, Cia. Katu Beltz, Países Bascos, Espanha - Auditório Simón Bolívar


Mostra paralela: Clássicos do circo-teatro, às 18h

9 de março - terça-feira
"A canção de Bernadete" - Cia. Circo Teatro Tubinho - SP - Brasil

10 de março - quarta-feira
"O Ébrio" - Cia Circo Teatro Tubinho - SP - Brasil

12 de março - sexta
"Marcelino Pão e Vinho" - Cia Circo Teatro Tubinho - SP - Brasil

14 de março - domingo
"Tubinho Baita Macho" - Cia Circo Teatro Tubinho - SP - Brasil

Atividades paralelas:

Mesas de Debates
Mesa 1 : quinta-feira, 11 de março, às 16 h, Sala dos Espelhos
Tema: As escolas de teatro melhoram o nível dos atores da nova geração?
Debatedores: Lígia Cortez, atriz e diretora teatral
Zé Carlos Andrade, professor
Rodolfo Garcia Vasques, diretor teatral

Convidado internacional:
Pilar Nunes, presidente da Rede Latino Americana de Produtores Culturais Independentes, de Lima, Peru.
Mediador: Lucia Capuani, professora e diretora teatral

Mesa 2: sexta-feira, 12 de março, às 16h, Sala dos Espelhos
Tema: As tendências da nova dramaturgia
Debatedores:
Chico de Assis, mestre em dramaturgia
Ênio Gonçalves, ator, autor e diretor teatral
Samir Yazbek, dramaturgo
Convidado internacional:
Raul Sansica - diretor do Festival de Teatro de Córdoba - Argentina
Mediadora: Analy Alvarez, presidente da Apetesp e diretora teatral

Mesa 3: sábado, 13 de março, às 16h, Sala dos Espelhos
Tema: Viabilidade das produções alternativas
Debatedores:
Alexandre Mate, professor
Efren Colombani, produtor cultural
Atílio Bari, ator e diretor teatral
Convidado internacional:
José Leitão, diretor teatral e coordenador do Festival Fazer a Festa, Porto, Portugal
Mediadora: Elvira Gentil


Oficina de Dramaturgia com Chico de Assis:
Sábado, 13 de março, das 12h30 àsa 15h30
Informações e inscrições: 3823.4787 (festiberoteatro@gmail.com)


Serviço:
Fundação Memorial da América Latina/Auditório Simón Bolívar
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 Barra Funda
Fone 11 3823.4600
ENTRADA FRANCA
Obs.: retirar ingresso na bilheteria do auditório a partir das 13h.

Fonte

Guilherme de Souza

08/03/2010

Mulher...

Mulher...

Que traz beleza e luz aos dias mais difíceis
Que divide falma cduas
Para carregar tamanha sensibilidade e força
Que ganha o mundo com sua coragem
Que traz paixão no olhar
Mulher,
Que luta pelos seus ideais,
Que dá a vida pela sua família
Mulher
Que ama incondicionalmente
Que se arruma, se perfuma
Que vence o cansaço
Mulher,
Que chora e que ri
Mulher que sonha...

Tantas Mulheres, belezas únicas, vivas,
Cheias de mistérios e encanto!
Mulheres que deveriam ser lembradas,
amadas, admiradas todos os dias...

Para você, Mulher tão especial...

Feliz Dia Internacional da Mulher!

Guilherme de Souza

05/03/2010

Curta Maré

Françoise

Gênero: Ficção

Diretor: Rafael Conde

Elenco: Débora Falabella, Fernando Ernest, Rogério Falabella

Ano: 2001

Duração: 21 min

Cor: Colorido

Bitola: 35mm

País: Brasil

Local de Produção: MG

Uma garota chamada Françoise. Um viajante esperando a partida. O encontro entre dois solitários numa estação rodoviária. Uma atuação brilhante de Débora Falabella.

03/03/2010

Sarau da Ademar Convida a Todos e a Todas!!!

1º Sarau do Ano!!!
Tema Mulher

É domingo 14/03/2010 as 17hs

Nova Casa - Bar do Carlinhos
Telefone do Bar: 3422-3292 falar com (Carlinhos)
9466-9067 (Lid's)

Endereço: Rua Luiz Cruls, 60

Otima oportunidade de conhecer a nova sede do nosso Sarau!!!
Contamos com sua presença!!!

Mais informações e mapa do novo endereço clik no link:


http://sarau-da-ademar.blogspot.com/

Guilherme de Souza