16/09/2009

Tem que ler pro vestibular...

Faz teeeempo que não posto no blog! Fato. Não é bem uma desculpa, mas tenho me desdobrado pra terminar o Ensino Médio de boa.
É ano de vestibular e sabendo que não é fácil, acho que não vou entrar ano que vem na universidade.
Tuuudo bem, não vim falar de mim, mas é que pra Fuvest a gente tem que ler vários livros e confesso que literatura, se não for muito apreciada pelo leitor, acaba ficando chata (sendo sincera).

Um clássico da literatura brasileira que eu li e recomendo foi publicado em 1973. Capitães da Areia é o livro mais vendido de Jorge Amado e conta de forma poética uma história que retrata a vida de meninos de rua, que apesar da época, não é diferente dos dias atuais. Confesso que no início talvez você queira desistir de ler, mas eu te digo: Vá até o fim!

Jorge Amado


Capitães da Areia é um grupo de meninos abandonados que moram em um trapiche na "Cidade Alta" da Bahia. Eles já conhecem o sexo, roubam, estupram, mas, ainda sim, são crianças. Não têm e desejam o amor de mãe e o aconchego de uma família. Por isso, passam a ser sua própria família.



Entre eles há regras e lealdade. O líder do bando é Pedro Bala, filho de um ativista, todos o respeitam, é considerado um herói pelos seus companheiros; Professor é o único letrado na turma, rouba livros e faz arte; João Grande é amigo e forte; Vida Seca é afilhado de Lampião e sonha acompanhá-lo em suas chacinas; Gato, malandro, tem um caso com uma prostituta; Sem-Pernas ficou aleijado depois de apanhar da polícia certa vez e usa da deficiência para se infiltrar em casas de famílias ricas para roubá-las depois; Pirulito tem chamada religiosa e deseja ser padre, mas não sabe como fugir da vida de pecador que leva; Boa-Vida é sossegado e leva a vida de boa; Dora, após a morte de seus pais, conhece o bando e se torna a única menina no grupo e mostra aos meninos como é o amor de uma irmã e se torna o amor de um deles, noiva.

São personagens profundos e encantadores e o livro mostra o fim de cada um. Há um filme. Mas ainda sim, vale a pena viajar por essa história através da leitura.

Leiam! Não só porque têm que ler...

(Karol Coelho)

3 comentários:

Rodrigo disse...

Nossa e tão bem ver que tem pessoas
letradas em nossa volta,pessoas que
realmente quer da vida,e poriso que
eu le dou os meu parabéns karol Coelho,não se preocupe com faculdade pois tude tem o seu tempo.

Karol Coelho disse...

Ahh Negão!

Tu brilha muuuuito!
Aaaaamo!

Vlw!

Pri (Pinguim) disse...

Vale a pena leer... mto bom o livro!
E Karol, é nóis da USP haha.
beijo.