14/08/2009

Blog Aula I – Redação

Você está em uma aula qualquer ou até fazendo uma prova e de repente BUM! Te pedem uma redação.Ai você está em pane Já começam a surgir frases desesperadoras na sua cabeça.“Ai meu Deus eu não consigo pensar em nada”, “Esse tema é muito chato”. Calma. Não tenha um colapso. Siga as dicas a seguir, dedique-se e tudo acabará bem.

1. Organize as ideias
Antes de tudo,organize suas ideias e delimite um tema geral.Visualize sobre o que de fato você quer falar e aonde você quer levar o leitor. Tente resgatar no seu crânio algo que você já sabe sobre o assunto.Informação nunca é demais. Não comece um texto falando sobre a gravidade da Gripe A, tipo H1N1, e termine falando sobre como as suas férias prolongadas estão sendo divertidas.

2. Faça um rascunho
O segundo passo é escrever um rascunho. Nada de sair jogando tudo no papel de uma vez. Textos confusos surgem assim. Você sai escrevendo, uma ideia surge a cada vírgula, o parágrafo não tem mais fim e sua redação parecerá a vinheta do começo do Jornal Nacional. Fale de diversos assuntos, mas faça com que tudo remeta a um mesmo tema. E quando for mudar o assunto ou o foco do texto, utilize ganchos, crie um caminho que guie o leitor para onde você quer chegar. Faça seu texto parecer um quebra-cabeça, no bom sentido.Sem uma peça, não há solução.

3. Cada parágrafo não é um livro
Durante o processo, tente usar frases curtas. Isso vai te proteger de um parágrafo confuso e de acabar deixando o texto com ambiguidades. Em outras palavras, não encha linguiça. (Uma linha de silêncio em respeito ao falecimento do trema na nossa Língua Portuguesa, comprar cinquenta linguiças para um pinguim nunca mais será a mesma coisa.)

4. Não invente, nem enfeite demais
Não tente ser mais culto do que seu leitor. Afinal isso não é uma disputa. Use palavras que você realmente conheça o significado e a grafia.

Outro cuidado que você deve tomar é evitar a redundância. Se você vai subir, é claro que você vai subir pra cima. Se você for sair, é claro que você vai sair pra fora. São pequenos deslizes que podem ser evitados só com uma simples relida no final, antes de entregar a sua prova e sair correndo para fora da sala como o diabo foge da cruz!


Argumentação
E quando me pedirem Argumentação? Como argumentar? Por que argumentar? O que afinal é a argumentação? A Argumentação nada mais é do que uma ferramenta que você pode e deve usar na sua redação! A mesma coisa que usar o Humor ou a Ironia. Argumentar é o que a sua mãe faz na feira quando ela vê que o preço do abacaxi está muito alto e quer pechinchar.




Por.. Vitor õ/

Nenhum comentário: